A pé pela Linha do Tâmega


Até março de 2009 era a automotora que fazia o percurso da Linha do Tâmega, desde a Livração até Amarante e vice-versa. Agora são os miúdos e os graúdos que percorrem esta linha férrea desativada. Os carris foram levantados ao longo do percurso, só ficando alguns na Estação da Livração, estando o piso em terra.
                     

O desejo de percorrer as antigas linhas desativadas já é antigo. No sábado à noite, numa conversa em casa decidi que no domingo era o dia de realizar esse desejo, e a Linha do Tâmega foi a escolha.

                      

Comecei o trajeto na antiga estação de Vilarinho, freguesia de Vila Caiz, concelho de Amarante, e caminhei até à estação da Livração, que pertence ao Município do Marco de Canaveses.

                              

Um percurso magnífico com vistas de rio, ora de visualização desafogada, ora por entre a vegetação, e muita natureza a acompanhar. Muitas paragens foram feitas para fotografar, quer a paisagem, quer as flores e, no final, os ainda resistentes carris.

                   

Foram quase seis quilómetros de um percurso plano e de dificuldade fácil, com 1 hora e meia de duração. É uma caminhada que pode ser feita com crianças. Fica o conselho, para isso, basta levar um carrinho para quando a/o vossa(o) filha(o) se sentir cansada(o).

                   

Fica a faltar o resto da viagem, de Vilarinho até Amarante. Uma aventura, já que do percurso consta uma ponte metálica com muitos metros de altura, com vista deslumbrante para o Rio Tâmega.

Um caminho agradável que vale a pena fazer.

Boas caminhadas!


Comentários

Mensagens populares