As Aromáticas da MJ


Cá em casa somos fãs de ervas aromáticas e, como tal, decidimos criar um cantinho das Aromáticas na nossa horta. Escolhemos o nome "As Aromáticas da MJ" (iniciais de Maria João).

Já tínhamos algumas ervas mas faltavam outras, então, no sábado de manhã fomos ao Horto "Mestre Jardineiro" que tem uma vasta gama de plantas, flores, ervas aromáticas, adubos e acessórios. Difícil é escolher. Vale mesmo a pena conhecer!

                    
                     

Íamos comprar as aromáticas, mas não resistimos e trouxemos também plantas, cheias de cor e vasos, um deles foi amor à primeira vista. É um vaso "twins" em branco que dá para colocar catos ou flores. É uma peça diferente, mas muito bonita.


A Maria João diz que o vaso significa a “mamã e eu, juntinhas para sempre”. É um amor esta menina. 
Foi a primeira vez que a Maria João visitou um Horto e ficou maravilhada, tanto que já pediu para voltarmos. Mestre Jardineiro, aviso, já ganhou uma fã!

Na nossa visita escolhemos três novas aromáticas: orégãos, menta e tomilho-limão. 

Quando chegámos a casa fomos para a horta e colocámos mãos na terra para plantar. Começámos por escolher um local com boa exposição solar e de solo bastante fértil, adicionamos composto e plantamos. No final regamos.

                      

No nosso cantinho das ervas aromáticas temos muita diversidade: salsa, cidreira, hortelã, alecrim, tomilho, tomilho limão, orégãos e menta. 

Nós temos uma horta, contudo, caso não tenha, pode ter ervas aromáticas em vasos, canteiros, floreiras, numa marquise ou numa varanda. Já imaginou estar a cozinhar e ir colher na hora as ervas que são necessárias para esse cozinhado? Pois é, a comida vai ficar com um sabor e frescura inigualáveis. 

A minha erva de eleição para quase todo o tipo de cozinhados é o tomilho. Adoro. E o doce cheiro que tem? Só pelo cheiro já vale a pena ter na horta. 

As ervas aromáticas oferecem-nos inúmeras vantagens: são um excelente tempero natural e com elas podemos criar sabores diferentes, diminuem o consumo do sal (praticamente não uso) e permitem uns cozinhados inovadores e com um sabor único.

Utilizo-as em temperos e infusões.

E o cheirinho que se sente quando nos aproximamos? É indescritível. 

Vamos plantar?



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares