Quintandona, uma Aldeia de Xisto encantadora


Hoje, vou recuar no tempo e viajar até agosto de 2020, mais precisamente ao dia 16, para partilhar o nosso passeio por uma aldeia emblemática e genuína que muito (bem) tinha ouvido falar, estava na minha lista de “Lugares a conhecer” e andava desejosa de visitar, mas tal ainda não tinha sido possível. Estou a falar da Aldeia Preservada de Quintandona, na Freguesia de Lagares e Figueira, no concelho de Penafiel. Conhecem?

Posso-vos dizer que foi amor à primeira vis(i)ta. 

Esta aldeia típica Portuguesa e de características únicas é constituída por um conjunto de habitações em xisto e lousa e as suas ruelas, para mim, são das mais belas em que já tive o privilégio de deambular. Uma experiência mágica. 


Em silêncio e com muita calma percorremos as vielas por entre o casario típico e muito bem preservado e absorvemos cada canto e recanto desta povoação cativante. 

Envolvemo-nos de tal forma que parecia que tínhamos entrado num conto de fadas com umas casinhas “castiças” de xisto (foi o delírio para a minha filha), mas depois “acordámos” e vimos que não era magia, era bem real. 

lavadouro público, o pelourinho, a capela centenária, os espigueiros, e, claro, as ruas são as atrações e o encanto desta Aldeia. 

Lavadouro Público da Aldeia
Todos os anos (à exceção do período pandémico), em setembro, tem lugar na Aldeia a típica “Festa do Caldo”. Esta iniciativa tem ênfase na gastronomia, nos jogos tradicionais e nas atuações do grupo de teatro comoDEantes. A minha curiosidade ficou ao rubro para conhecer este evento. 

A sua beleza e arquitetura tornam esta Aldeia uma das mais bonitas de Portugal. 

Atreva-se a conhecer este tesouro chamado Quintandona e partilhe connosco a sua experiência. 

Já sabe, a máquina fotográfica ou o telemóvel não podem faltar!

Pelourinho
Da minha lista consta mais uma Aldeia Preservada do concelho de Penafiel e que integra a rede “Aldeias de Portugal”, Cabroelo. Ainda não conheço, mas um dia destes partimos à sua descoberta. Se já conhece ou vai visitar entretanto, já sabe, não se esqueça de partilhar connosco. 

Bom passeio!

  • Coordenadas GPS para chegar à Aldeia Preservada de Quintandona: 41º8’0.65”N / 8º22’42.42”W

Gostou deste artigo? Se sim, comente, partilhe nas redes sociais ou com alguém que gostasse de conhecer esta Aldeia ou com quem quer dividir a visita. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer. Tenho a certeza que vais adorar.

      Eliminar
  2. Linda , adorava lá ir quem sabe um dia 👌 obrigada pela sugestão Beijinhos 😘 Manuela Cerqueira ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sugestão de sítio muito bonito para ir nas férias :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares