Quintandona, uma Aldeia de Xisto encantadora


Hoje, vou recuar no tempo e viajar até agosto de 2020, mais precisamente ao dia 16, para partilhar o nosso passeio por uma aldeia emblemática e genuína que muito (bem) tinha ouvido falar, estava na minha lista de “Lugares a conhecer” e andava desejosa de visitar, mas tal ainda não tinha sido possível. Estou a falar da Aldeia Preservada de Quintandona, na Freguesia de Lagares e Figueira, no concelho de Penafiel. Conhecem?

Posso-vos dizer que foi amor à primeira vis(i)ta. 

Esta aldeia típica Portuguesa e de características únicas é constituída por um conjunto de habitações em xisto e lousa e as suas ruelas, para mim, são das mais belas em que já tive o privilégio de deambular. Uma experiência mágica. 


Em silêncio e com muita calma percorremos as vielas por entre o casario típico e muito bem preservado e absorvemos cada canto e recanto desta povoação cativante. Envolvemo-nos de tal forma que parecia que tínhamos entrado num conto de fadas com umas casinhas “castiças” de xisto (foi o delírio para a minha filha), mas depois “acordámos” e vimos que não era magia, era bem real. 

lavadouro público, o pelourinho, a capela centenária, os espigueiros, e, claro, as ruas são as atrações e o encanto desta Aldeia. 

Lavadouro Público da Aldeia
Antes da pandemia, todos os anos, em setembro, tinha lugar na Aldeia a típica “Festa do Caldo”. Esta iniciativa tem ênfase na gastronomia, nos jogos tradicionais e nas atuações do grupo de teatro comoDEantes. A minha curiosidade ficou ao rubro para conhecer este evento. 

A sua beleza e arquitetura tornam esta Aldeia uma das mais bonitas de Portugal. 

Atreva-se a conhecer este tesouro chamado Quintandona e partilhe connosco a sua experiência. 

Já sabe, a máquina fotográfica ou o telemóvel não podem faltar!

Pelourinho
Da minha lista consta mais uma Aldeia Preservada do concelho de Penafiel e que integra a rede “Aldeias de Portugal”, Cabroelo. Ainda não conheço, mas um dia destes partimos à sua descoberta. Se já conhece ou vai visitar entretanto, já sabe, não se esqueça de partilhar connosco. 

Bom passeio!

Gostou deste artigo? Se sim, comente, partilhe nas redes sociais ou com alguém que gostasse de conhecer esta Aldeia ou com quem quer dividir a visita. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Vale muito a pena conhecer. Tenho a certeza que vais adorar.

      Eliminar
  2. Linda , adorava lá ir quem sabe um dia 👌 obrigada pela sugestão Beijinhos 😘 Manuela Cerqueira ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sugestão de sítio muito bonito para ir nas férias :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares