Covelo do Monte: pelas encostas da Serra do Marão


Parecia que estávamos a atravessar um bosque encantado, tal era a vegetação luxuriante que encontrámos ao percorrer, de carro, o caminho que nos levaria a mais uma aldeia com características únicas e de grande encanto natural, nas encostas da Serra do Marão. Já sabe de que povoação estou a falar? Falo da aldeia serrana e pacata de Covelo do Monte, que convida a contemplar a natureza, a desfrutar do silêncio e do ar verdadeiramente puro e retemperador que se respira por aqueles lados e a descansar. É mesmo convidativo a fazer uma pausa e a desfrutar. 

Prossiga a viagem, apreciando as maravilhosas paisagens, mais uma vez fomos brindados com uma completa explosão de cor, o manto colorido continua a cobrir a Serra do Marão nesta altura do ano, em direção à Capela de Nossa Senhora da Moreira que fica no Monte Moreira, num ponto estratégico, a cerca de mil metros de altitude, no centro do Marão.

Pelo caminho vai encontrar umas quedas de água, que sofreram uma intervenção e onde foi consumada uma espécie de pequena “albufeira”. Desconheço os motivos que levaram a esta operação mas, a meu ver, estava melhor como estava antes, ou seja, mais natural. Aqui, pode desfrutar de um banho (bem) refrescante nos dias quentes de Verão.

                 

Vai descobrir também o Parque de Lazer da Lameira (ler artigo aqui). Caso queira fazer um piquenique num cenário natural, com grande arvoredo e com as condições para o efeito, tem aqui o local perfeito. Uma excelente ideia é, recarregar energias e, depois, partir, a pé ou de bicicleta pela Serra. 

A nossa visita à Capela de Nossa Senhora da Moreira prendia-se com o facto de querermos usufruir das admiráveis vistas e paisagem em redor. Ficámos tão absorvidos pela paisagem que, por incrível que pareça, não fotografámos a Capela. Erro (muito) crasso. Que chatice! Assim sendo, vamos ter que voltar para fotografar. É sempre um bom pretexto!

Para além de ser um local que ostenta uma vista panorâmica estupenda, também é um lugar de culto religioso que atrai bastantes visitantes. Em agosto acontece a Festa principal da Freguesia (Ansiães) em honra de Nossa Senhora da Moreira. 


Vimos cavalos garranos e touros de raça Maronesa, com os seus filhotes. Um momento muito belo e alegre para a Maria João que os queria trazer para casa. “São tão bonitos, mamã”. “Olha para os mais pequenos que queridos”, estava completamente apaixonada, não fosse ela adoradora de animais. 


Embarque numa aventura pela Serra do Marão e viva uma experiência imperdível. 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário, terei todo o gosto em ler, partilhe nas redes sociais ou com alguém que gostasse de fazer este passeio pela Serra.





Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

  1. Lindos sítios e tão maravilhosos, mesmo como tu descreves que parece um conto de fadas 🌼já vai a uns aninhos em que fui fazer um piquenique no parque das lameiras
    e sim, é um excelente sitio para passear e passar bons momentos 🌲🌴🌻parabéns pelo magnífico trabalho Mil beijinhos de ❤️💞para as minhas meninas 😘

    ResponderEliminar
  2. Pelas fotos que tens feito dá para perceber que esta será a melhor altura do ano para visitar a serra do Marão!! 😀O colorido dos arbustos é fantastico! 🤩💚

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares