Castas e Pratos: onde os 5 sentidos se fundem


É nos antigos armazéns dos caminhos-de-ferro, no Peso da Régua, bem no coração da Região Demarcada do Douro, que se situa o restaurante Castas e Pratos (abreviadamente CP), que, tal como os cinco sentidos é “um cinco em um”: Restaurante, Wine Bar, Lounge, Gourmet e Whine Shop. Paragem obrigatória para quem aprecia a confeção dos sabores Durienses, mas aliados à transformação do ato de cozinhar, à criatividade e à elevada qualidade, tornando, desta forma, os pratos apelativos e chamativos. À melhor gastronomia junta-se uma seleção dos melhores vinhos.


Venho de uma família de excelentes cozinheiras, daí, presumo, advém o meu gosto por comer e por uma boa cozinha. Considero-me bom garfo, portanto, pelo que adoro conhecer restaurantes novos. O Castas e Pratos, uma referência a nível nacional e estrangeira não é novidade para mim, mas, foi, mais uma vez, uma agradável experiência. Neste espaço nota-se uma preocupação não só com o atendimento, mas, também com a experiência global. 


Já tinha estado no Restaurante no verão de 2019 e agora tive oportunidade de voltar, e posso constatar que está cada vez melhor. É daqueles restaurantes que ainda estamos a degustar o menu e já estamos com vontade de regressar para provar o resto da ementa.

Desta vez, efetuei reserva para a esplanada, que faz sucesso e surpreende, desde logo pela sua localização, pois foi construída num antigo vagão em plena via férrea, em que os comboios que chegam à estação são os protagonistas. Foi inevitável não me recordar de estar naquela paragem, juntamente, com a minha família à espera do comboio para nos levar até ao Pocinho. Era uma criança, mas lembro-me como se fosse hoje. Ai as memórias felizes que nos fazem sempre suspirar de nostalgia.


A esplanada, com um conceito de elegância, e ao mesmo tempo de descontração e intimista, convida a desfrutar e a usufruir de uma refeição completa, beber um copo ou petiscar. No entanto, se optar pela sala interior, encontrará um cenário reconfortante e harmonioso, porém, igualmente, convidativo.

Já está prometida uma nova visita, não fosse eu uma apaixonada pelo Douro, e sempre que possível perco-me pelo “Vale Encantado”.

__________________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram



Comentários

Mensagens populares