Encosta de Louredo: refúgio tranquilo com vista para o rio Cávado e para o Parque Nacional da Peneda-Gerês

Quantas vezes já teve vontade de deixar por completo a agitação do dia-a-dia, fazer uma pausa e refugiar-se num lugar onde a vida parece que parou? Pois bem, eu tenho a solução: o alojamento local Encosta de Louredo, pertencente ao grupo Pousadela Village, situado na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho. A propriedade beneficia de vista panorâmica privilegiada e deslumbra o olhar sobre o rio Cávado, com o esplendor da natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês.  

O aldeamento, com localização muito próxima do edifício principal, a 2,6 quilómetros de distância, permite aos hóspedes usufruírem de todos os serviços instalados. 

Na viagem, a Maria João ia mostrando ansiedade e curiosidade e a famosa pergunta "falta muito para chegar" deu lugar a "quero muito conhecer o nosso alojamento, não estou a aguentar a espera, mamã"

Conversa atrás de conversa e eis que avistámos a placa a indicar "Pousadela". Após uma íngreme subida, chegámos e os nossos olhos brilhavam de felicidade. Rendemo-nos, desde o primeiro minuto, à beleza infinita da paisagem. "Que sítio bonito, olha as montanhas lá ao longe e o rio lá ao fundo", dizia a Maria João visivelmente feliz.

Acordar com uma paisagem ímpar do outro lado da janela deste refúgio de paz é puro deleite


Check in feito, era hora de irmos conhecer o nosso alojamento. Muito contentes, voltámos ao carro para uma curta viagem até à nossa acomodação. Quando chegámos, ficámos logo apaixonados pelo local, pela vista e pela arquitetura do apartamento. À nossa espera estava uma simpática menina e quando entrámos fomos surpreendidos, desde logo, pelo bom gosto, pelos detalhes decorativos e personalizados e pela muita luz natural que oferecem um ambiente acolhedor e confortável, já para não falar da vista da sala e da varanda panorâmicas que oferecem vistas soberbas que convidam a contemplar… sem parar. 


Estávamos a arrumar as coisas e, de repente, ouvimos "Dlim... dlam... dlim... dlam...". Diz a Maria João prontamente: “Olha é o sino, será que vamos ouvir a todas as horas e de noite também, mamã? O que vale é que eu durmo como uma pedra...”

Asseguro-vos que as badaladas nunca nos tiraram o sono e que foi até agradável ouvir o seu som, quebrando o silêncio e a serenidade, e, a mim, fizeram-me lembrar a minha aldeia, onde o som dos sinos anuncia a hora certa, a missa, o funeral, o batizado ou o casamento.

Encosta de Louredo é composta por nove apartamentos, quatro deles dedicados ao tema estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno), com capacidade máxima para 4 adultos e 2 crianças, e cinco dedicados ao tema Continentes (Europa, América, Ásia, África e Oceânia), estes com capacidade máxima até 2 adultos e 2 crianças. Estão totalmente equipados e dispõem de duas piscinas exteriores comuns, churrasqueiras, jardim e alpendre. 


O nosso apartamento tinha o nome do continente Ásia e foi o mote perfeito para falar à Maria João dos continentes. Aquando da reserva, soube o nome do apartamento e, então, comprei um livro sobre este tema para ajudar na aprendizagem. Mesmo em férias é importante uma boa lição e aprender com uma vista maravilhosa destas é um privilégio. 


É, também, necessário aconchegar o estômago. E, por isso, passemos ao restaurante, onde reina a gastronomia local e sazonal, ajustada a cada estação do ano, regada com uma vista única e com um atendimento sublime.  A comida é irrepreensível, desde as entradas, ao prato principal e à sobremesa. Uma das entradas foram ovos rotos e posso afirmar que foram os melhores que comi até hoje. Deliciámo-nos com esta experiência gastronómica. 


E se estávamos a ter uma ótima experiência, ficou perfeita quando uma raposa, em plena luz do dia, passou, como se nada fosse, mesmo à beira do vidro do restaurante e, após um passeio, resolveu voltar e andar pelo aldeamento Pousadela Village. Ficamos estupefactas, mas muito felizes com este "encontro". 

No piso superior do restaurante existe o Bar Talefe, que goza, igualmente, de uma excelente paisagem panorâmica e que permite fazer uma pausa num ambiente descontraído. 

De forma a aumentar a diversidade das instalações e a pensar no conforto e bem-estar dos hóspedes, o Pousadela Village conta com algumas novidades, tais como, quartos penedo e um edifício novo, com arquitetura moderna, e com um detalhe único, é revestido com pedra da região. 


Com uma fachada envidraçada, que permite ter uma vista para a piscina e para a envolvente do empreendimento, o interior, muito bem decorado, transmite uma atmosfera calma e cheia de serenidade. Aqui, podemos encontrar a piscina interior, o bar, a sala de jogos, o parque infantil (a zona que fez as delícias dos dois manos), ginásio, spa, circuito de águas (sauna, jacuzzi e banho turco) e um Flutuário, onde é possível flutuar numa gruta com água salgada.                                                                                                                                                                           

A nossa estadia na Encosta de Louredo ofereceu-nos momentos de puro descanso, mais tempo juntos e serviu de ponto de partida para explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Foram, sem dúvida, uns ótimos dias. 


Na viagem de regresso a casa, ainda mal tínhamos arrancado, a Maria João deu sinal que estes dias foram muito felizes, pois, pegou no meu telemóvel, e disse: “mamã, ainda bem que tiraste várias fotografias, pois, assim, quando quiser lembrar-me das férias, tenho aqui muitas memórias”. 

À procura de inspiração para umas férias, fim-de-semana ou uma escapadinha em família, a dois, com amigos, ou até sozinha/o? Então, já deve ter percebido que está no sítio certo.

___________________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares