Fomos descobrir o reino das aves no Zoo de Lourosa
Cá em casa temos um pequeno viajante que adora aves. Por isso, era imperativo conhecermos o Zoo de Lourosa - Parque Ornitológico, em Santa Maria da Feira, o único parque zoológico do país que se dedica exclusivamente a aves. Tem uma coleção de 500 animais de 150 espécies diferentes, distribuídos por 80 habitats. Há algum tempo atrás, referi em casa, que iriamos visitá-lo e a Maria João adorou a ideia. Nos dias seguintes disse várias vezes ao irmão: “vamos ao Zoo das aves e vais adorar ver muitos animais”. O irmão retribuía sempre com um sorriso.
Para além de uma coleção de aves incomparável, existe, ainda, uma outra que impressiona e cativa quem visita o Zoo de Lourosa: a Coleção Botânica. São dezenas de espécies distintas que foram implantadas com o objetivo de recriar ambientes próximos daqueles que as aves encontrariam em estado selvagem.
Chegado o dia, preparei uma mochila com o nosso merendeiro, incluindo as refeições do bebé, e lá fomos nós, ansiosas por ver a reação do nosso pequenote. Cerca de uma hora de viagem e chegámos ao Zoo de Lourosa, que tem estacionamento gratuito mesmo perto da entrada. Bilhetes comprados, mapa na mão, era hora de partimos à descoberta. Delineámos o percurso e fizemos logo a primeira paragem para…tirar uma fotografia.
Começámos a percorrer o Zoo e ficámos imediatamente maravilhados, e, ao mesmo tempo, admirados com a diversidade e beleza das espécies. Trata-se de um lugar tranquilo, com uma grande quantidade de áreas verdes e árvores exuberantes que convidam a um passeio calmo pelos habitats que recriam os ambientes naturais das aves que ali moram. Apreciámos cada animal e ficámos a saber tudo sobre as várias espécies, através das placas informativas existentes. Aqui, contei com a preciosa ajuda da Maria João que fazia questão de ler as placas que estão junto de cada animal.
Um parêntesis para dizer que nós optámos pela visita livre. No entanto, é possível fazer a visita guiada com um técnico do Zoo.
Pelo Parque andavam a vaguear alguns pavões e, imaginem só, o Duarte, com tanta felicidade e entusiasmo, aprendeu a imitar o pavão, o que nos provocou umas valentes gargalhadas. O miúdo tem mesmo jeito para a imitação e para pregar partidas, pois sempre que pegávamos no telemóvel para filmar, parava de imitar. Como diz a mana babada, “é um malandreco fofo”.
À medida que íamos avançando na nossa visita, ficávamos mais entusiasmados e espantados com as espécies, a maior parte delas nossas desconhecidas. Íamos falando sobre os nomes, a beleza, a diversidade, quais “gostávamos” mais, etc. etc.
As infraestruturas do Zoo
No Zoo de Lourosa é possível usufruir da Zona de Piqueniques, do Parque Infantil, do Bar e da Loja, todos eles equipados para agradar e responder às necessidades das famílias. Todo o parque é visitável por pessoas com mobilidade reduzida e conta com WC adaptado.
Existem duas atividades incluídas no custo de entrada: a Hora de Alimentação dos Flamingos, a decorrer diariamente, de segunda a sexta, às 15h00, aos fins de semana e feriados, de março a setembro, às 16h00, de outubro a fevereiro, às 15h30 e em agosto, as sessões são sempre às 16h00; e “Pelicanos & Companhia”, ao fim-de-semana e feriados. De março a setembro, às 16h30 e de outubro a fevereiro, às 16h00.
O Parque Aventura conta com percursos suspensos nas árvores e com uma visão excecional sobre o Parque. Se quiser sentir a adrenalina e rumar até aos céus, então, tem que experimentar o air bungee.
E como a educação é muito importante, o Zoo de Lourosa tem, também, uma série de atividades educativas desenhadas para informar e estimular a imaginação. As atividades tanto podem ser experienciadas no Zoo como na escola.
E se existe dia especial na vida de uma criança, esse dia é o do aniversário. Por isso, o Zoo de Lourosa oferece o cenário ideal, bem como uma série de atividades em contacto com a natureza para que este dia seja memorável.
Para os que têm um gosto especial pela vida animal, é possível ser tratador por um dia e participar no que acontece nos bastidores do Zoo. Também existe a possibilidade de "Apadrinhar" uma ave. Este programa existe na modalidade individual e empresarial.
Para que seja possível visitar o Zoo de Lourosa sempre que deseja, existe um programa que contempla visitas ilimitadas durante um ano, por um preço simbólico. Está disponível em três modalidades: individual, duplo e familiar.
Um magnífico dia de lazer e entretenimento
Almoçámos numa das mesas debaixo da copa do arvoredo, o local adequado para a nossa refeição. No final ficámos a descansar e a Maria João foi até ao Parque Infantil, que fica mesmo colado a esta zona, onde fez amizade com uma menina. É uma criança muito empática que faz amizades com facilidade.
Após o almoço fomos visitar o pouco que faltava e como era hora da sesta, o cansaço deu de si, afinal foi uma manhã muito intensa de descoberta e o Duarte adormeceu embalado no carrinho.
Visita terminada e… se o mais pequenino adorou, as maiores, não ficaram atrás. Foi uma excelente escolha para passar um dia de lazer e entretenimento.
..................................................................................................................................................................
Comentários
Enviar um comentário