A Páscoa da minha infância


A Páscoa é um marco no calendário religioso, mas também na minha vida, pois, felizmente, guardo das Páscoas as melhores memórias.

Tenho muito presente na minha mente a Páscoa da minha infância. Cresci numa aldeia no concelho de Amarante, rodeada de muitas/os primas/os, todos com idades muito próximas e de uma família, tanto materna como paterna, muito numerosa e unida. Na minha aldeia, a Páscoa era um momento muito respeitado por todos.

Na semana da Páscoa toda a gente fazia compras, arrumava e limpava a casa e era tradição comprar uma roupa nova para estrear. Uma azáfama!

O Domingo de Páscoa começava muito cedo com a ida à missa, com a roupa nova vestida. Nesse dia nem existia dificuldade para sair da cama, tal era o entusiasmo por vestir a indumentária nova e passar um dia muito feliz e divertido em família.

De regresso a casa era tempo de preparar um tapete de flores, que eram apanhadas de véspera e deixadas num cestinho, à entrada do portão para assinalar que esta pretende receber a Cruz de Cristo.

Para anunciar a saída das Cruzes da Igreja eram lançados foguetes, sinal de que em breve iam estar em casa dos paroquianos. As famílias esperavam, reunidas na sala, que o Compasso chegasse para dar a “Cruz a beijar”. Em cima da mesa estava um envelope com um valor monetário, o folar da Igreja. Após “beijarmos o Senhor” era tempo de partir para outras casas.

Antes da partida do Compasso para a visita a outras residências, voltavam-se a lançar foguetes. Confesso que não gostava nada deste ritual. Inclusive, tenho uma peripécia triste”. Um ano, ao dirigir-me para casa de uma tia foram lançados foguetes e eu com medo comecei a fugir, tropecei, caí e rasguei as minhas calças novas. Uma tristeza que nunca mais esqueci.

Tal como já disse, a minha família é muito numerosa e as casas eram ao lado umas das outras ou muito perto. Então, era uma correria todo o dia para ir “beijar a Cruz” em todas as casas. Chegávamos ao fim do dia muito cansados desse frenesim, mas o coração estava a rebentar de felicidade.

Neste dia, as mesas eram fartas a nível alimentar, havia de tudo e parece que existia sempre mais um espacinho no estômago para receber uma nova iguaria. Havia sempre algo para experimentar em cada casa. Uma alegria para o colesterol que batia palmas de felicidade.

O dia terminava em casa da minha avó materna, a última casa a receber o Compasso antes de regressar à Igreja para nova missa. A família juntava-se toda à volta da mesa para mais uns petiscos e para comer o famoso caldo verde que a minha avó, uma cozinheira de mão cheia, confecionava com muito amor. Tinha que usar a maior panela que tinha no armário, aquela que estava destinada para estas festividades, pois os comensais eram muitos.

Era uma ambiente de confraternização, as crianças brincavam felizes, a energia nunca esgotava, e os adultos conversavam alegremente. Agora que estou a reviver estes bons momentos é inevitável os olhos não ficarem embaciados com tanta saudade.

No fim da missa havia uma sessão de fogo-de-artifício, então, como a casa da minha avó era virada, em linha reta, para a Igreja, colocávamos cadeiras ao longo da varanda para assistirmos ao fogo em grande plano.

O brilho dos foguetes no céu era o espelho da felicidade do meu coração após um dia muito feliz de Páscoa.

Era assim o Compasso na casa dos Paroquianos da minha aldeia. Era assim a minha Páscoa.

Entretanto, os tempos mudaram, perdi, infelizmente, vários elementos da família, nomeadamente os meus avós maternos e paternos e, também, por circunstâncias da vida, muitas das tradições foram-se esbatendo. No entanto, foram feitas novas adaptações, permitindo que a Quadra Pascal permaneça viva.

É muito bom recuar no tempo e reviver com muita saudade e nostalgia um dos momentos (felizes) da minha infância: a Páscoa. Que boas recordações!

Tenham uma Páscoa Feliz!


Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

  1. Respostas
    1. Muitas saudades. Uma Páscoa feliz para vocês :)

      Eliminar
    2. Sim, era realmente um grande dia muito cansativo e muita correria 🐰mas ao mesmo tempo de muita felicidade , beijinhos e boa Páscoa família 🙏🐰🐣

      Eliminar
    3. Tenho a certeza que ainda vamos voltar a viver momentos (muito) felizes como os que descrevi no texto. Um beijinho grande e tudo de bom.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares