Livros Infantis que as crianças vão adorar


Sempre gostei de ler e de livros e tinha muita vontade de passar este gosto à minha filha. Quando estava grávida da Maria João comprei-lhe alguns livros e na minha cabeça comecei a imaginar o dia em que lhe ia ler as histórias. Começava a divagar sobre a reação dela, se ia gostar de ouvir histórias, de explorar os livros, etc. 

Agora que ela tem 6 anos posso afirmar que consegui concretizar o meu desejo. Tem muito gosto na Biblioteca que criei e continuo a criar e é com orgulho que a Maria João fala dela. A minha filha adora livros e gosta de ajudar na sua escolha aquando do processo de compra. Nunca adormece, seja cedo ou tarde, sem ouvir uma história. 

Na minha opinião devemos incutir desde muito cedo o gosto pelos livros, por ouvir histórias e quando já sabem ler, o gosto pela leitura.

Os livros são educação (nunca são em demasia), devem fazer parte do quotidiano, são excelente companhia, principalmente agora que vivemos tempos de isolamento social. Além disso, são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, ajudam na concentração. Através da leitura, o vocabulário dos nossos filhos fica mais enriquecido e a criatividade sai a ganhar! 

Vou deixar-vos com sugestões de alguns livros infantis que constam da Biblioteca da Maria João que ela adora e que acho interessante partilhar, caso queiram adquirir. 

Esperámos que gostem destas nove propostas e que sejam muito úteis. 

Prontas/os para conhecer melhor cada uma delas?

1. Contos a Três

É um livro muito especial, pois é da minha amiga e escritora, Andreia Abreu. São 14 pequenos contos, em que os dois filhos da autora lançaram o mote e ela fechou os olhos, inspirou-se e atirou-se à escrita, para grandes noites de sono tranquilo.

Os miúdos, mas também os graúdos são desafiados a sonharem juntos através das várias personagens. 

2. A Sinfonia dos Animais 

É um livro maravilhoso e cativante, com ilustrações muito bonitas e divertidas. Apresenta, em forma de rima, um texto descritivo para cada animal. Transmite mensagens educativas e de valor. O livro tem uma aplicação dinâmica e de fácil utilização.

2. O Coala que foi capaz


Esta obra faz parte dos criadores de “O Leão Que Temos Cá Dentro”(também faz parte da nossa Biblioteca), “Os Esquilos Que Não Sabiam Partilhar” e “O Lobo que Encontrou a Amizade”. 

Conta uma história enternecedora de mudança e coragem, este livro transmite uma mensagem muito inspiradora: mostra que todos somos capazes. 

3. Não sou Rabugento 

A importância da cooperação, entreajuda, educação e amizade está bem presente neste livro. Mostra que todos precisamos de ajuda, mas para isso temos que colaborar e não podemos ser resmungões.

4. Há um Tigre no Jardim

Um livro delicioso para dar asas à imaginação. A nível visual tem umas belíssimas ilustrações. 

5. Boa Noite de Cada Canto do Mundo

Com histórias curtas, cheias de aventura e diversão, viajámos pelas tradições populares dos mais variadíssimos países de todo o mundo. 

6. Princesa Poppy. Todas as meninas são princesas

Esta coleção bestseller é deliciosa e composta por vários livros. É recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pelo Dr. Eduardo Sá. Todas as histórias trazem uma carta secreta que a Poppy escreveu. 

7. O Planeta Terra

É um livro excelente para satisfazer as “curiosidades” próprias das crianças. É muito útil não só para os mais pequenos (4/5 anos) mas também para outras idades. Possui muita informação importante e através das “janelas” descobrimos as respostas às perguntas. As ilustrações estão muito bem conseguidas. 

8. Enciclopédia dos Animais para Pequenos Leitores

Através dos textos compreensíveis, das ilustrações deslumbrantes e da inclusão dos animais em cada grupo, ficamos a conhecer centenas de espécies cativantes espalhadas pelo planeta. 

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares