Obras do Fidalgo: uma fachada imponente e exuberante

Beleza, imponência, mistério e grandiosidade, foi aquilo que vi e senti quando cheguei às Obras do Fidalgo ou Casa inacabada de Vila Boa de Quires. Que construção inacabada impressionante! Uma verdadeira Obra de Arte. 

Durante alguns minutos, em silêncio, só com o som de fundo de uma viola que um visitante estava a tocar, um privilégio que ao mesmo tempo tornou a visita mais envolvente, fiquei a admirar esta fascinante e arrebatadora monumentalidade que dadas as suas dimensões é impossível não atrair e prender a nossa atenção. É esta combinação de fatores e o contraste do granito com o verde do campo que se encontra em frente e atrás do edifício, e das árvores no seu “interior” que o tornam ainda mais esplêndido. 

Estava a fazer uma viagem mental ao passado, quando tive que voltar à “terra”, pois tinha a Maria João ao meu lado a dizer: “Mamã, descobri um labirinto, vamos entrar e sair pelas várias portas, sim?” É óbvio que disse que sim. E, como não poderia deixar de ser, o meu momento de sossego e apreciação terminou. Lá fomos nós percorrer a edificação, sempre acompanhadas por elementos decorativos de grande exuberância. 

Esta obra, do século XVIII, de estilo barroco e ciclo rococó, situa-se na Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, no concelho de Marco de Canaveses. Nunca foi terminada e continua, até aos dias de hoje, em ruínas. Não se sabe ao certo a data de início da construção, mas deverá situar-se entre 1740 e 1760. 

Os motivos para a interrupção da sua construção e, claro, da não conclusão da obra, estão envoltos em enigma. São conhecidas várias razões, entre elas a morte do arquiteto, supostamente de nacionalidade espanhola; ou a falta de verbas para um empreendimento tão arrojado. 

Este Imóvel de Interesse Público merece mesmo (muito) ser visitado e, claro, apreciado. 

Com esta visita “risquei” mais um dos muitos locais que tenho muita curiosidade em visitar da minha lista de “Lugares a Conhecer” e posso afirmar que entra para a lista de lugares que mais gostei. 

No último ano tem sido muito disto: descobrir o que de melhor existe perto de casa. E só posso expressar: que maravilhas temos descoberto. 


Comentários

  1. Que lindas as fotos das minhas princesas no meio dessas paisagens tão verdejantes e com tanta história🌲🏵️ É um local que eu já tive o privilégio de conhecer quando era mais nova e é maravilhoso , concordo plenamente contigo é sítio para conhecer beijinhos 😘 Manuela Cerqueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tatá, muito obrigada pelas tuas palavras sempre tão calorosas e simpáticas. Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Td lindo! O texto, as fotos, as modelos!!!... Parabéns prima, tenho "conhecido" vários locais lindos à vossa custa!!! 👌

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por embarcares connosco neste viagem. Muito obrigada, prima querida. Beijinhos

      Eliminar
  3. Ohhh!!😲..nem fazia ideia que isso existia!! 🤩

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares