Passear com crianças: dicas e benefícios


Desde que a Maria João nasceu que (quase) sempre foi comigo para todo o lado. Quase, pois “falhou” uma viagem que foi das que mais adorei fazer: a Barcelona, uma das cidades que mais curiosidade me despertava. Era o meu 33º aniversário e, surpreendida pela minha cara-metade, fomos passar o fim-de-semana a Barcelona, uma das capitais europeias mais trendy, mas como eram só dois dias e como também são importantes momentos a dois, fomos só nós! Agora que estou a reviver o momento, consigo sentir na pele as saudades que me assolaram naquela altura, pois foi mesmo difícil deixar a princesinha.

Sempre adaptei os meus passeios a ela e vice-versa. Não existem regras e o que funciona connosco pode não funcionar com outras pessoas/famílias, mas as minhas palavras de ordem são: “desligar o descomplicómetro” (é mesmo muito importante), ter um espírito aberto, descontrair e relaxar.

Vou apresentar pequenas e simples dicas que uso, mas que podem ser úteis, para tornar os nossos passeios mais tranquilos, usufruir ao máximo e transformar cada viagem numa aventura divertida e de forma a evitar a célebre pergunta "Quando chegamos?"

- Preparar o roteiro: mesmo que seja uma viagem de um dia e muito perto, faço sempre uma pesquisa do local e escrevo um plano onde incluo os sítios que quero visitar. Gosto de explorar ao máximo os lugares que visito. 

- Comida, sempre: criança com fome dá lugar a birra e isso não combina com viagem, para além de não ser nada agradável e divertido. Como tal, para evitar este tipo de constrangimento e minimizar conflitos, incluo sempre, pelo menos estas coisas: uma garrafa de água, um pacote (pelo menos) de bolachas e fruta. Coloco sempre num local de fácil acesso.

- Segurança acima de tudo: é conveniente levar sempre um pequeno kit básico com o imprescindível (pomada para as quedas, arranhões, pensos para as feridas, etc…). No Verão, acrescento o protetor solar.

- Brincar no carro: para manter as crianças entretidas e animadas, nada melhor que fazer vários jogos:

cantar as suas músicas preferidas ou colocar a tocar no carro;

levar alguns dos brinquedos favoritos;

contar uma história de improviso;

um “jogo” que fazemos muitas vezes é o seguinte: cada elemento escolhe uma cor, depois temos que contar o número de vezes que passa um carro com a cor escolhida. Ganha a pessoa que tiver mais vezes a cor do carro;

muito apreciado pelos mais pequenos é o uso de tablet, consolas portáteis ou leitores de filmes. O uso de phones permite diminuir o ruído dentro do carro e evitar eventuais distrações. Deixo a Maria João usar com moderação, pois é uma forma de estar descontraída e entretida.

jogar à letra ou palavra proibida: construam frases sem que ninguém refira a palavra ou a letra proibida. O primeiro a fazê-lo perde.

jogo do silêncio: quem conseguir estar mais tempo sem dizer uma única palavra ganha.

- Conversar: as viagens são excelentes momentos para conversar. Por exemplo, falar sobre o dia-a-dia da escola, sobre os amigos, para falar sobre várias coisas.

- Paragens de duas em duas horas: nas viagens de carro com crianças é aconselhável fazer paragens de 15 a 30 minutos a cada duas horas de condução. São importantes para, por exemplo, ir à casa de banho, esticar as pernas e descontrair os músculos, espairecer e são ainda uma excelente maneira das crianças gastarem alguma energia ao ar livre.

- Possíveis enjoos/má disposição: sacos de plástico, toalhitas e papel higiénico são ajudas essenciais caso algum passageiro enjoe.

- Horários das viagens: se for uma viagem longa, o ideal é fazer as viagens à noite ou de madrugada para que os seus filhos vão a dormir o máximo de tempo possível. Quando a Maria João era mais pequena, sempre que possível, viajávamos durante a hora da sesta, pois é uma boa opção para conseguir usufruir de uma viagem mais descansada.

Uma nota importante: imprevistos acontecem (e fazem parte) em todas as situações e as viagens não são exceção, por isso, devemos estar cientes disso e em alerta para o caso de acontecer alguma coisa fora do nosso domínio. O mais importante é termos noção que com calma e racionalidade tudo se resolve.  

Quais os benefícios de integrar a Maria João nos passeios e o que é que ela beneficia?

Na minha opinião passear com a Maria João proporciona-lhe vários benefícios para o seu desenvolvimento e crescimento. Não é necessário viajar para longe ou para fora do país, basta sair para conhecer locais diferentes do nosso dia-a-dia. Confira os benefícios: 

- Adquirir (novos) conhecimentos

- Desenvolvimento emocional

- Liberdade para explorar

- Construir momentos (muito) felizes e especiais

- Vivenciar (novas) experiências e culturas

- Conhecer novos lugares e pessoas (as crianças são ótimas a fazer amizades)

- Reforçar/Fortalecer os laços familiares

- Criar memórias (importantes) para a vida

- Desfrutar de momentos de diversão 

Confesso que um dos momentos de maior contentamento é ver a reação da Maria João ao chegar ao destino. 

Espero que com as dicas que apresentei, as viagens, quer sejam curtas ou mais longas, sejam vividas ao máximo.

E desse lado como é viajar/passear com crianças? Que dicas usam? Vá partilhe comigo, quero saber tudo. 

Bons passeios!


Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares