Parque Nossa Senhora de Lurdes: um esconderijo arrebatador

Em Cinfães, mais propriamente na Freguesia de Nespereira, ao lado da Igreja de Santa Marinha, surge o magnífico Parque de Nossa Senhora de Lurdes. As palavras fogem e quando surgem são escassas para descrever este Parque de Lazer, pois é um verdadeiro oásis onde a harmonia da natureza convida a desfrutar de todas as infraestruturas que o compõem.  

Aqui, tudo se funde, parece que ficamos extasiados e que o mundo parou. 

É caso para perguntar: como é que ainda não tínhamos descoberto esta maravilha!?

São vários os atributos deste Parque, tão completo que o torna num lugar especial. Vejam só o que nós descobrimos e o que podem encontrar numa primeira incursão.

Visitámos uma réplica da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes (Massabielle, França) com origens em finais do séc. XIX. 

Desconhecia, mas fiquei muito agradada com esta descoberta. 

O nosso coração, principalmente o da Maria João, ficou completamente arrebatado com dois esplêndidos e fotogénicos baloiços, dos Peixes e dos Anjos. 

Para chegar até ao Baloiço dos Peixes, um esconderijo muito acolhedor, é preciso colocar em marcha a arte de malabarista, mas vale todo o “esforço” para lá chegar, pois o Baloiço encontra-se instalado sobre a água e as pedras e convém não cairmos. Lá fomos nós e posso afirmar que correu tudo bem e, segundo a Maria João ,“estamos umas verdadeiras malabaristas”.

Claro que aproveitámos este local refrescante para fotografar, baloiçar e desfrutar de toda a envolvência. Um cenário maravilhoso.

O Baloiço dos Anjos, inserido no meio de uma natureza abundante, tem nas costas de quem se senta a cascata do Purgatório, e permite uma vista para o Parque. Sente-se, baloice e recorde a felicidade dos tempos de criança. 

Um momento nostálgico, mas que vale(u) muito a pena.

Estes dois baloiços entraram para a lista dos mais bonitos que já tivemos oportunidade de conhecer. 

Desfrutámos de uma refeição demorada e ao ar livre, à sombra do denso arvoredo, e com toda a tranquilidade que o sítio transmite. Ao longo do Parque existem várias mesas e bancos em pedra e em madeira. Razões mais do que suficientes para levar o farnel e petiscar. 

Para adeptas/os de piqueniques, como nós, este Parque é “morada” obrigatória.

Nem a prática de exercício físico, tão importante para a saúde e para uma melhor qualidade de vida, foi aqui esquecida. Os “postos de exercício físico” instalados convidam a fazer diversos exercícios e a envolvência em que estão inseridos tornam esta área muito atrativa. 

Já que tinha à sua disposição os equipamentos, a Maria João não perdeu tempo e assim “fez” o seu exercício físico diário.  

Sentimo-nos em “casa”, ou seja, na nossa aldeia, tal como neste Parque, existe um anfiteatro/palco natural. Com esta infraestrutura é possível realizar várias atividades e concertos ao ar livre. Deve ser mesmo giro. 

Explorámos, calmamente, como já é nosso costume, todo o Parque que possui um moinho de água recuperado, uma parede de escalada, uma ponte antiga, um magnífico trilho/zona pedonal, com pedaços de passadiços e escadarias em madeira, várias fontes: da Purificação, das Lágrimas, da Luz e da Gruta, um patamar com um nome muito apelativo "Amizade", o Poço do Inferno e o Lavadouro das Almas. 

                   

Fonte das Lágrimas

Moinho do Paço

Parece-me que tudo foi pensado ao pormenor, mas sem nunca se esquecer o lado natural, o que é de louvar, e, claro de agradecer, por estar ao dispor dos visitantes uma infraestrutura destas. 

Este Parque é ideal para uma escapadela do rebuliço citadino ou do dia-a-dia e é excelente para relaxar. 

Nós perdemo-nos de amores por ele e sugerimos (mesmo) a visita. Sem pressas, claro!

Boa visita!

Cascata do Purgatório

Outro Parque que deve conhecer numa visita a Cinfães é o Parque de Lazer de Barrondes. Saiba tudo no seguinte artigo. 

- Parque de Lazer de Barrondes: recanto mágico junto à EN321

Durante a sua visita a Cinfães não deixe de conhecer o (magnífico) Miradouro de Teixeiró.

- O (deslumbrante) Miradouro de Teixeiró


Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares