Por entre os encantos da Barragem da Meruje


É no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu, mais propriamente no coração da Serra do Caramulo, que descobrimos (pelo menos para nós) um dos melhores tesouros do Centro de Portugal: a Barragem da Meruje! Aqui encontra, por sinal, uma magnífica Área de Lazer com o mesmo nome, onde um espelho de água esplêndido faz deste um local muito especial para quem tem o privilégio de o visitar. 

Depois do impacto inicial perante um imponente enquadramento paisagístico de rara beleza, deixamo-nos levar e caminhámos pelo percurso, relativamente curto (entre 800 e 100 metros), ora nos passadiços em madeira, ora em terra batida. 

É muito fácil, de uma beleza única e encantadora e ideal para percorrer e desfrutar em família.


Estas estruturas em madeira confundem-se com a paisagem envolvente e ao percorrê-las absorvermo-nos de tal forma que nos esquecemos do mundo e do lado menos bom da vida!

Uma das estruturas de madeira, por cima da água, culmina num "varandim" que nos remete para uma sensação de serenidade onde reina o sossego e a tranquilidade (muito abundante neste lugar).

Os bancos espalhados pelo percurso convidam mesmo a sentar, a inspirar, a respirar fundo e a sentir a leveza e o ar puro que a serra e a natureza (nos) transmitem. 


Claro que foi de bom agrado que dissemos que sim ao “convite que nos foi feito” e sentadas deliciámo-nos com a paisagem de tirar o fôlego.

A Barragem tem umas águas (tão) pacatas e límpidas que são um apelo a desfrutar ao máximo deste "spot" tão completo e interessante, no meio da natureza e do silêncio. 

A Maria João correu livremente, feliz e encantada com o local, pediu para ser fotografada e disse quais os pormenores que deviam ser retratados, pediu (e nós cumprimos, claro) para subir a alguns blocos graníticos, de grande imponência e de vários tamanhos. Lá no topo, tivemos oportunidade de ter uma visão diferente e mais abrangente, admirando a grandiosa paisagem e toda a área circundante até bem longe dali.

Um olhar sobre o mundo rural

Junto à Barragem da Meruje tem início o PR2 – Um olhar sobre o mundo rural, que segue em direção às aldeias da Abelheira e do Couto. Depois segue para as margens do rio Couto, fazendo a travessia por uma ponte em pedra em direção à aldeia de Carvalhal de Vermilhas. 

Um ótimo espaço para piqueniques e convívio está disponível, com algumas mesas e bancos, com grelhador, que permitem usufruir de um dia bem passado. Se preferir, poderá estender a toalha, pousar a sua cesta e deleitar-se com as vistas. 


Já íamos voltar, mas temos mais dois pretextos para o nosso regresso. Caminhar e "piquenicar": o (nosso) programa perfeito.

Nem só de património natural se faz este local, também a nível cultural é muito rico, desde logo, pela presença do Dólmen da Lapa da Meruje, um grande monumento funerário construído há cerca de seis mil anos por comunidades de pastores e agricultores do Neolítico Médio. 


Já sabe, se quiser repor energias, libertar a mente do stress acumulado no dia-a-dia e ao mesmo tempo contemplar a natureza, tem que visitar este sítio. 


Um aviso, uma máquina fotográfica é imprescindível tendo em conta a beleza do local. 

Barragem da Meruje, mais um local que conquistou o (nosso) coração e que nos permitiu construir (mais) memórias incríveis. 


Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares