Uma vista sublime sobre a bacia do rio Távora

Foi por um caminho parcialmente pavimentado com paralelos, sempre a subir, com curvas e contracurvas, e acompanhadas pela ânsia de chegarmos, que avistámos o nosso destino: o Miradouro de Nossa Senhora das Necessidades, na freguesia de Vila da Ponte, no concelho de Sernancelhe. 

Neste soberbo ponto de observação e templo religioso desfruta-se de um vasto e esplêndido panorama. Lá ao fundo, o rio Távora exibe-se de forma deslumbrante, mas a vista que rodeia este santuário estende-se até a Serra do Marão. Impressionante!

Saímos do carro e encantadas com o que estávamos a assistir, partimos à descoberta do local. 

Umas pedras com a frase “que bom estarmos aqui” chamou a nossa atenção e ainda mal tínhamos chegado já concordávamos, plenamente, com o que acabávamos de ler (e ver). Sentámo-nos e ficámos por (breves) momentos, com muita pena minha, pois a Maria João estava mais interessada em explorar o local do que propriamente apreciar. 

Fiz-lhe a vontade! E confesso, apesar de estar a adorar deleitar-me com a paisagem, também estava muito curiosa por vaguear e conhecer. 

Na zona do Santuário existem os seguintes edifícios: Casa do Ermitão, Casa dos Milagres, Casa do Enxadão, Capela de Nossa Senhora do Encontro. Todos os espaços estavam fechados, para grande tristeza nossa.  

Capela de Nossa Senhora do Encontro

Casa do Ermitão

E depois de percorrer todos estes locais e desfrutar das magníficas paisagens fomos conhecer a zona de convívio, uma área dedicada para reconfortar o estômago. Só fizemos o reconhecimento do sítio, não usufruímos, pois vínhamos de um almoço muito agradável onde, por sinal, almoçámos muito bem.

Mas a possibilidade de fazer um piquenique em família, graças às estruturas de apoio que constam do local, ideais para um momento de repouso e experiência diferente, ficaram gravadas na minha mente. 


Pinheiros e castanheiros fazem do recinto um lugar muito aprazível e convidativo à visita.

Foi muito fácil apaixonarmo-nos por este local e já temos nos nossos planos uma nova visita! Espero que estejam tão ansiosos quanto nós! Quem alinha?


Gosta de caminhar, de natureza, de rio e de ar livre e puro? Então tem que conhecer e percorrer os extraordinários Passadiços do Távora. No seguinte artigo encontra todas as informações: 




Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares