Baloiço dos Caretas: uma vista alucinante para a Região de Basto


É em Mondim de Basto, na freguesia de Vilarinho, no lugar de Vilar Ferreiros que se encontra num local (muito) elevado, logo com uma vista panorâmica de excelência, o Baloiço (com um nome bem engraçado) dos Caretas. 

Quer saber mais sobre esta estrutura de madeira? Venha daí, vou desvendar tudo e descrever a nossa experiência. 

O Baloiço é de grande imponência, sentimo-nos minúsculas à beira dele, mas a sua localização, muito privilegiada, permite uma vista deslumbrante sobre a aldeia, o Monte Farinha, também conhecido como Srª da Graça, a Serra do Alvão e a Região de Basto. Posso afirmar que esta “beleza circundante” é, na minha opinião, o grande atrativo desta fabulosa estrutura. 

O acesso ao Baloiço dos Caretas é feito por um estradão em terra batida e é de forma original e bonita que as boas-vindas são dadas. Um “tronco” de madeira, onde se pode ler “Baloiço dos Caretas – Vilarinho” e “Bem-vindo” em cinco línguas recebe-nos de forma cativante. Pelo menos foi isso que sentimos. 


Foi a correr em direção ao Baloiço que a Maria João, com a sua euforia típica de conhecer mais um local novo, disse: “Que baloiço tão grande, mamã. Anda, tens que ver esta vista”. Pela sua expressão estava encantada e não era para menos. 

Fiz o que me pediu e quando cheguei ao Baloiço deparei-me com uma vista estonteante. 

Depois do momento de contemplação foi altura de baloiçar com os olhos postos no horizonte e na aldeia que estava aos nossos pés. Ora sozinha, ora com a Maria João, ora só a Maria João. Assim ficámos durante algum tempo e foi maravilhoso. 

A base do Baloiço é larga, podendo assim suportar perfeitamente e à vontade duas pessoas sentadas. Perfeito para nós. 

Foi inevitável não recordar os momentos de felicidade genuína que sentia quando era criança. 


Enquanto baloiçava, foi indeclinável não ter um momento de reflexão, o silêncio do local assim o pedia. Senti o apelo e relaxei. Saí mais leve, parece que tudo voou e só uma sensação de serenidade é que ficou. Fui mesmo invadida por um sentimento de tranquilidade. 


Desfrutar do Baloiço dos Caretas foi o culminar de um passeio deslumbrante por Mondim de Basto. Em agenda já estão vários outros sítios para conhecer neste concelho. 

Ponha-se a caminho e desfrute da harmonia que se sente no Baloiço dos Caretas. 

Localização:
Coordenadas GPS - 41°25'07.3"N 7°52'42.8"W

Os Baloiços permitem-nos desfrutar das mais belas paisagens. Parta à descoberta de mais dois Baloiços fenomenais: do Tâmega e do Marão. Saiba tudo nos seguintes artigos.




Comentários

Mensagens populares