Piquenique em dezembro? Sim, é possível.

Se o Natal é “quando o homem quiser”, o piquenique também, não fossemos nós amantes de piqueniques, natureza e eu de decorações de mesa seja qual for a temática.

Porque não fazer um piquenique durante o outono quase inverno? Nós fizemo-lo na Serra do Marão, mais propriamente na Represa da Póvoa, um local muito aprazível e convidativo para uns momentos de lazer. Confesso que é dos locais mais especiais e que mais gostamos na Serra do Marão. 

Quando estava a pensar nas atividades do Calendário do Advento tive esta ideia e, claro nunca mais me saiu da cabeça. Mentalmente comecei a idealizar tudo e a minha cabeça parecia a das criancinhas quando estão ansiosas com alguma coisa. Estava mesmo impaciente.  

Tinha estipulado o dia 19 de dezembro e nos dias que antecederam visitava com frequência os sites de meteorologia para ver as previsões meteorológicas. Não queria perder a oportunidade única para fazer algo de novo ou pelo menos fora da caixa. 

Mais uma vez o nosso amigo São Pedro esteve do nosso lado e brindou-nos com um dia de sol lindo. Quando acordei, abri a janela e vi o sol a entrar fiquei em êxtase, pois tudo ia correr como o planeado.

Entretanto a Maria João acordou e entre a euforia matinal de abrir mais uma casinha do Advento eu li o que estava escrito no papelinho e vi os seus olhos a brilhar de felicidade e ouvi “vamos para a Serra tomar o pequeno-almoço, mamã? Quero muito ir, estou tão feliz”.

Era hora de colocar tudo no carro e partir em direção à Serra do Marão, um pequeno-almoço especial estava à nossa espera.

Vocês devem estar a pensar que é preciso uma boa dose de loucura. Espero que saudável, mas eu prefiro chamar determinação. No entanto tenho que ser sincera, ainda deu trabalho tratar de toda a logística para “montar” um piquenique deste calibre (mesa, toalha, farnel, acessórios decorativos etc e carregar, colocar e depois descarregar). Mas e o prazer que isto me dá? Inexplicável. 

Coloquei tudo no carro, na véspera já tinha deixado tudo preparado, e lá fomos nós.

Optei por não ir direta ao local estipulado para o piquenique e ainda bem que não o fiz, pois assistimos a algo único: íamos na estrada quando nos deparamos com várias dezenas de cabras que vinham de todas as direções. Que momento fantástico e que privilégio assistir a algo assim. 

Fomos muito devagarinho e depois de quase um quilómetro, nós virámos à direita e as nossas “amigas” à esquerda. As cantorias e a típica frase “Mamã ainda falta muito?” que tinham acompanhado a viagem até aqui deram lugar à conversa sobre as cabras, muitas perguntas e muita alegria por ter vivenciado este momento.

Levei o espírito natalício para a Serra do Marão

Chegadas ao destino “tirei” o espírito natalício do carro, onde as cestas guardavam os utensílios e o farnel, e com elementos decorativos preparei uma mesa de piquenique num cenário único e avassalador com vistas para a Represa da Póvoa.

Muito bem agasalhadas e com o coração a explodir de felicidade vivemos momentos excecionais. Não parecia real, um piquenique maravilhoso num cenário encantador, mas uma leve brisa tocou-me na cara como que a dizer que sim, que estava a viver esse sonho.

                  

Espero que gostem e que vos inspire a preparar uma mesa única para receber esta época mágica e que vos ajude a sair da zona de conforto.

É muito gratificante chegar ao fim e ter a certeza que este momento teve um significado especial e que vai entrar diretamente para as memórias felizes. 

- Outro sítio maravilhoso na Serra do Marão para fazer um piquenique é o Parque de Lazer da Lameira. 

Descubra tudo aqui


 

Comentários

Mensagens populares