Percursos Naturais do Corgo: um refúgio no centro da cidade


Como já devem saber somos amantes da natureza e de caminhadas e após uma pausa regressámos. E como este retorno marcou o primeiro percurso do “mini caminhante” tinha mesmo que ser especial! A escolha recaiu sobre os Percursos Naturais do Corgo, em Vila Real, pois, durante 5 anos, esta cidade foi a minha segunda casa, quando ingressei na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no ano de 2004, imaginem só…há precisamente, 20 anos!

Tinha apenas dezassete anos, fiz dezoito no mês seguinte à minha chegada, como diz o ditado “era uma criança” e a minha receção foi feita “à boa maneira nortenha”, onde fui simplesmente abraçada pela “Princesa do Corgo”, fazendo com que, juntamente com os seus encantos, passasse a ocupar um lugar especial no meu coração.

Uma curiosidade interessante: deixei a minha cidade Natal, Amarante, conhecida por Princesa do Tâmega para habitar esta cidade que também é Princesa: do Corgo. 

De vez em quando regresso para matar saudades, o que é sempre feito com alegria, mas, ao mesmo tempo, com nostalgia. 


Desta vez voltei para tornar a percorrer os Percursos Naturais do Corgo, já o tinha feito em dezembro de 2021 com a Maria João, mas nessa altura o nosso novo companheiro de aventuras ainda não era nascido.

Bebé no marsúpio, feliz e muito atento a tudo ao seu redor, lá fomos percorrer as zonas mais escarpadas do rio Corgo, num passeio brindado por açudes, quedas de água, biodiversidade e património industrial, numa extensão de 2,5 quilómetros. 


Antes de iniciarmos diz a Maria João: “Mano, nós já estivemos neste percurso e posso dizer que vais adorar”, um sorriso rasgado do irmão foi a “resposta” que recebeu, não fosse ele um apaixonado pela irmã. Manos felizes, mamã também.

Vamos conhecer melhor este Percurso e a nossa experiência?

Um belíssimo espaço natural no centro da cidade


É no centro da cidade de Vila Real que se esconde um dos Percursos Naturais mais surpreendentes, estou a falar dos Percursos Naturais do Corgo que possuem uma parte inicial de zonas naturais, resultado da recuperação de caminhos antigos e uma segunda parte com 750 metros de passadiços em madeira.

Este percurso vai permitir, num futuro próximo, visitar a Central do Biel, a primeira central hidroelétrica em território nacional, que se encontra atualmente em processo de Musealização.


Iniciámos a nossa caminhada no Museu da Vila Velha, muito perto da Câmara Municipal, em direção ao Bairro dos Ferreiros e a beleza do caminho não nos deixou indiferente, pelo contrário! Soube a muito pouco serpentear a pé as escarpas do Corgo, zonas que, até há bem pouco tempo, eram praticamente inacessíveis.


Observámos, escutámos o barulho das águas “apressadas” do rio Corgo, admirámos o casario lá no alto e o mítico Hotel Miracorgo e partilhei com a Maria João a minha experiência na Universidade. 

As caminhadas também servem para isto: partilhar experiências, conversar e aproveitar (ainda mais) da melhor maneira o tempo.

Este belíssimo espaço natural é um local de paz e tranquilidade, um apelo, a percorrer com muita calma. 

Foi inevitável não me lembrar dos meus tempos de estudante e ao olhar para o cimo das escarpas, onde passa a rua principal, lembrei-me do meu trajeto diário de autocarro até à Universidade, mal eu sabia que anos mais tarde ia ter a possibilidade de caminhar no vale. É bem verdade que a vida dá muitas voltas e algumas delas para melhor, como é o caso.

“Então mano, gostaste do percurso? Mamã, eu acho que sim, pelos sorrisos e pelo palrar, o Duarte adorou e quer fazer mais caminhadas connosco”. Eu partilho da mesma opinião da Maria João.  

Explorar este recanto natural com os minis caminhantes foi uma experiência verdadeira feliz. 


Que percursos nos aconselha a percorrer?

Agora que já tem todas as informações sobre os Percursos só tem que pegar na sua mochila, abastecida com água e, se quiser, com alguns snacks, calçar as sapatilhas de caminhada e sozinha/o ou (bem) acompanhada/o, em dias cinzentos ou com sol, partir à sua descoberta.

Boas caminhadas!
_________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram


Comentários

Mensagens populares