A Praia da Rocha é perfeita para umas férias
Destino de veraneio de muitos portugueses e, também, estrangeiros, a Praia da Rocha, em Portimão, uma das mais emblemáticas do Algarve, tem um extenso (mais de um quilómetro) e espaçoso areal fino, protegido por arribas fósseis de tons quentes; água de boa qualidade, cristalina e em tons de azul; um passadiço com diversas esplanadas e restaurantes; está dotada com infraestruturas de apoio ao banhista, é vigiada e acessível, e tem uma área desportiva, atributos que a qualificam como a escolha certa para “assentar arraiais”.
Na avenida, paralela à praia, encontramos hotéis, bares, esplanadas, discotecas e um casino, terminando na Marina de Portimão.
Na minha opinião, dada a diversidade de equipamentos e valências, esta praia é ideal para famílias, casais com filhos e amigos.
Depois do que acabei de relatar é muito fácil perceber o motivo de esta Praia ter sido premiada com o Galardão Cinco Estrelas Regiões 2024, certo?
A nossa experiência na Praia da Rocha
Nove anos depois voltámos à Praia da Rocha. Há nove anos, a Maria João também foi, mas eu desconhecia que a levava. Estava grávida dela (de muito poucas semanas) e ainda não sabia. Sem dúvida, uma história engraçada e feliz das férias. Eu acho que todos temos histórias ou peripécias de férias, umas mais marcantes, outras menos, mas, em qualquer caso, fazendo parte da vida. É por isso provável que no momento em que está a ler este texto lhe venha à memória alguma que lhe tenha acontecido em férias, não?
Por exemplo, este ano, o nosso mais pequeno (e recente) companheiro, o Duarte, esteve doente durante as férias e, infelizmente, esta será a história do seu primeiro ano de férias. Esteve no exterior uma única vez e praia, então, nem vê-la!
Apesar deste contratempo, que nos deixou tristes e preocupadas, as nossas férias na Praia da Rocha, graças à preciosa ajuda dos avós maternos, incluíram idas à praia, com muitos banhos de mar. A temperatura da água foi oscilando, mas, à medida que os dias iam passando, aqueceu e, nos dois últimos dias, estava mesmo uma maravilha. Com crianças já se sabe que, por mais que a água esteja fria, “está mesmo boa para mergulhar”, como dizia a Maria João, que, por ela, vivia dentro de água, quer seja do mar, quer seja da piscina.
Na Praia da Rocha, o mar é calmo, com maré baixa, principalmente de manhã, e quando havia ondulação era a ideal para nos deixarmos levar pelas ondas e criar momentos de pura alegria.
Apanhámos muitas e variadas conchas, pequenos tesouros cheios de beleza, passeámos à beira-mar, fizemos muitas construções, perdi a conta às vezes em que a Maria João fez a “roda”, conversámos muito, ainda deu para ler algumas páginas de um livro, por entre “mamã, vamos á água”, “vamos fazer mais um castelo, agora mais resistente à água do mar”, “vamos brincar”…E podia continua a enumerar.
Deliciámo-nos com os cheiros a maresia, sentimos o calor do sol sobre a pele e ficámos longos períodos nas poças de água.
Após a praia, a Maria João tinha que ir sempre dar um mergulho na piscina, onde, logo no primeiro dia, fez amizade com uma menina e, a partir daí, viveram lindas brincadeiras.
Chegávamos ao fim do dia exaustas, mas sentia a Maria João muito, muito feliz! Um dia lembrar-se-á dos dias passados na Praia da Rocha… Tal como eu me lembrarei.
Se puder, faça as malas e prepare-se para relaxar, apanhar banhos de sol e refrescar-se na Praia da Rocha, numa merecida pausa de verão, antes de regressar ao trabalho.
__________________________________________________________
Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram.
Comentários
Enviar um comentário