Pico 960: vista de 360 graus para uma paisagem moldada pela grandiosidade da natureza
A Serra do Marão, com 1416 metros de altitude, é um local de rara beleza, com paisagens marcadas pelos tons de verde, que, entre os meses de abril e maio, pintam-se de amarelo e de cor púrpura da carqueja e da urze, tornando-a num “quadro vivo” pintado à mão. Detentora de uma biodiversidade ímpar, é um dos destinos de natureza de que mais gostamos. Por isso, logo que soubemos da existência, ali, de um Miradouro, ansiamos por ir conhecê-lo.
E fomos! Fica nas rochas escarpadas da Nossa Senhora da Moreira, um ponto de interesse e local muito visitado por quem sobe à Serra do Marão. Ergue-se à cota dos 960 metros (𝐌𝐢𝐫𝐚𝐝𝐨𝐮𝐫𝐨 - 𝐏𝐢𝐜𝐨 𝟗𝟔𝟎) e estabelece uma espantosa relação de harmonia com a paisagem.
Oferece uma vista magnífica de cerca de 360 graus para uma paisagem moldada pela grandiosidade da natureza e para as aldeias tradicionais, marcadas por casas de pedra e xisto. É, sem dúvida, qualquer coisa de fascinante observar a paisagem do alto.
O Pico 960 é de fácil acesso e é possível estacionar bem perto e ir a pé até ao local.
A explicação do formato do Miradouro
O Miradouro tem o formato da proa de um navio, pois, segundo a história, um senhor de Ansiães ia ou vinha do Brasil e, a dado momento, o navio perdeu o seu rumo. O comandante informou da situação que estavam a viver e pediu que todos rezassem aos Santos da sua terra por uma salvação. Como ficaram todos a salvo, o Comandante não deixou sair ninguém sem perguntar a todos a que Santos tinham rezado. Ao chegar a vez do senhor de Ansiães, este disse que rezou a Nossa Senhora da Moreira.
Após essa descrição, o Comandante descobriu a Santa, atribuindo o milagre a Nossa Senhora da Moreira.
Saborear a tranquilidade e o encanto da natureza
Chegadas ao Miradouro, sentimos um apelo em abraçarmos a calma característica do local e usufruir, num compasso mais lento, de toda a paisagem e envolvência.
Como fomos ao final do dia, por ali ficámos, durante bastante tempo, a conversar, a contemplar e a Maria João pediu o meu telemóvel para fazer várias fotografias, pois segundo ela “este sítio é mesmo bonito e tenho que explorar para fotografar os vários pormenores”. Estava mesmo feliz e empenhada em guardar todos os momentos, mas, ao mesmo tempo, desfrutar de tudo o que estava a viver.
No regresso a casa trouxemos as memórias de um final de dia repleto de momentos únicos e a calma que se vive no local.
O Miradouro é um local de visita obrigatória para quem aprecia a natureza e procura alguma tranquilidade.
Quer duas sugestões? A primeira é que vale muito a pena visitar o Pico 960 ao final da tarde para se apreciar o “espetáculo” do pôr do sol, que, com as suas cores extraordinárias, ilumina as montanhas e permite momentos bonitos de relaxamento, serenidade e contemplação.
A segunda é que passeie pela zona, descubra os encantadores vales e aldeias (aqui encontra informações sobre a aldeia de Covelo do Monte) e faça um piquenique ali bem perto, no Parque de Lazer da Lameira (tem todas as informações sobre esta infraestrutura aqui).
Viva uma experiência única e goze da tranquilidade e encanto da natureza e, quem sabe, não se cruza com gado bovino da raça maronesa, que vai pastar à serra.
Comentários
Enviar um comentário