Monte Gordo: dias de praia e felicidade

Seis anos depois, voltamos a Monte Gordo e posso, desde já, afirmar que fomos muito felizes. Da última vez, a Maria João tinha 3 anos, como tal, só se lembrava muito vagamente de algumas coisas. Para o Duarte foi a estreia neste popular destino de veraneio, onde ele, tal como a irmã, aproveitou cada momento com muita alegria.

Foram nove (maravilhosos) dias, vividos sem pressa, sem horas, longe da rotina, onde a única regra foi a felicidade. 

Dias de muita praia, (muitos) banhos de sol e de mar, brincadeiras na areia, (ainda) mais miminhos e atenção que o habitual, sorrisos rasgados e alegria estampada nos rostos, novas amizades para o Duarte e a Maria João, ouvir o som das ondas, sentir a brisa do mar, caminhadas pela praia, ler um livro, passeios, sestas, gelados, bolas de Berlim, conversas boas e intermináveis e a companhia de quem faz o coração sorrir.

Um destino com tudo o que precisa para bons momentos em família

A praia de Monte Gordo, uma das primeiras a tornar-se um importante destino turístico no Algarve, nos anos sessenta do século XX, é ideal para famílias com crianças. Vejamos: é detentora de um areal vasto, tem Bandeira Azul e durante a época balnear há vigilância de nadadores salvadores, águas mais tépidas e ondas calmas, um casino, várias estruturas de apoio, como restaurantes, esplanadas, com acesso até ao areal feito de forma fácil (um passadiço sobre as dunas faz a ligação entre os vários restaurantes na praia, oferecendo também acesso a pessoas com mobilidade reduzida), aluguer de equipamento para a prática de desportos náuticos, espreguiçadeiras e chapéus de sol e a formação de pequenas lagoas, onde os mais pequenos podem chapinhar e brincar com alegria. 

Resumindo, é um lugar que combina beleza natural com conforto e diversão para toda a família!

Em Monte Gordo, a vista é bem distinta da que se encontra no centro e oeste Algarvio, pois não existem as famosas falésias ou grutas, apenas uma costa plana com dunas. É possível, ainda, ver a presença de embarcações de pesca e redes no areal e, de manhã, os pescadores a chegar à praia com a pesca do dia.

Além disso, quando quiser fazer uma pausa da praia, tem, “ali ao lado”, Vila Real de Santo António, Castro Marim, Tavira e, ainda, Ayamonte, no país vizinho. 

De todas as vezes que estivemos em Monte Gordo, e já foram muitas, vamos sempre passear a Vila Real de Santo António e a Ayamonte. Uma tradição que não abdico e que aconselho que façam o mesmo caso venham de férias para Monte Gordo. 

Nos dias que passámos a sul tudo fluiu, o tempo abrandou e só o momento importou. Estes dias de férias estão guardados na memória e no coração como um tesouro.

___________________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares