Renda-se à magia do Douro no Miradouro de São Leonardo de Galafura

É impossível falar de Miradouros em Portugal sem mencionar o de São Leonardo de Galafura, a 566 metros de altitude, no coração do Douro Vinhateiro, na União das Freguesias de Galafura e Covelinhas, no concelho do Peso da Régua. É um dos mais emblemáticos do Douro e não é difícil perceber porquê.

Foi a minha terceira vez neste local, a segunda da Maria João e a estreia do Duarte e dos avós maternos. Apesar de já conhecer, o deslumbramento é sempre o mesmo, pois o Douro tem o dom de surpreender.

Estacionámos o carro, subimos uma pequena escadaria, parámos e respirámos fundo. À nossa frente, um panorama deslumbrante: vinhas em socalcos, o rio Douro a serpentear, montes a perder de vista e as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo ou Valença do Douro, entre tantos outros locais que emolduram a paisagem, criando um cenário digno de postal.

Por ali ficámos, durante algum tempo, a contemplar a imensidão da paisagem, e pensei que ao final da tarde, com o pôr do sol, este local deve ganhar uma atmosfera ainda mais especial. Tenho que voltar para o comprovar. 

Fiz várias fotografias e vídeos, é impossível não o fazer, e acompanhei o Duarte que só queria andar pelas redondezas a explorar, o normal num bebé de 2 anos, e a correr atrás de uns gafanhotos, que quando se aproximavam dele saltavam, e ele todo feliz lá ia atrás deles. 

De véspera, tracei o roteiro e como adoro fazer piqueniques decidi que o almoço ia ser no Monte de S. Leonardo, pois sabia da existência de um parque de merendas com bancos de pedra e sombra, onde é possível desfrutar da admirável paisagem como pano de fundo. 

Que bem que soube desfrutar do almoço neste local com uma vista particularmente mágica.

Um pouco da história do Monte de S. Leonardo

No Monte de S. Leonardo existe também uma capela onde todos os anos, no penúltimo fim de semana de agosto decorrem as festividades locais e um marco geodésico, pois este local é o mais alto das redondezas.

Era no Miradouro de São Leonardo, que Miguel Torga, um dos maiores escritores portugueses do século XX, “mergulhava” no rio e se embrenhava na paisagem generosa deste “Doiro sublimado”, e a quem num dos seus “Diários” chamou de “excesso de natureza”. Está registado, sobre uma pedra, um excerto da obra. 

Formado de sílex e quartzo, no Monte de S. Leonardo, encontram-se vários poços romanos, alguns muito profundos, em resultado das pesquisas e extrações de minérios.

Este local é paragem obrigatória para quem visita o Douro e gosta de natureza em estado puro e, acredite, merece ser visitado, pelo menos, uma vez na vida.

Como chegar?

Tendo como ponto de partida a cidade do Porto, a forma mais fácil de lá chegar é seguindo pela autoestrada A4 até Vila Real. Depois seguir a N 313-1 até Galafura e a Estrada Municipal até ao Miradouro.

Localização GPS: 

41.172706, -7.672130

___________________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares