Ponte de Arame: um “tesouro” a descobrir


A Ponte de Arame sobre o rio Tâmega, que une Rebordelo, no concelho de Amarante, e o lugar de Lourido, freguesia de Arnoia, em Celorico de Basto, foi construída em 1926 e assumiu, durante décadas, grande importância para a população de ambos os concelhos. Por um lado, os habitantes de Rebordelo usavam-na para irem apanhar o comboio na estação de Lourido (na extinta Linha do Vale do Tâmega), em direção à Linha do Douro ou a caminho do Arco de Baúlhe; e, por outro, trabalhadores de Celorico de Basto atravessavam-na, diariamente, nas suas deslocações para as Minas de Vieiros.

Aquela ponte foi, ainda, um traço de união para as comunidades de ambos os Municípios, que trocavam braços nos trabalhos agrícolas, mas que a usavam também em momentos de festividades, de lazer e convívio.

Com o passar dos anos, a degradação e abandono deixaram marcas profundas naquela estrutura singular, que viria a ser reabilitada pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega e pelos Municípios de Amarante e Celorico de Basto, tendo as obras ficado concluídas no final de 2024 e a sua inauguração ocorrido a 1 de março de 2025.

Hoje, para além de facilitar a mobilidade dos residentes de ambas as margens do Tâmega, é também vista como estruturante para projetos de turismo que começam a desenhar-se na região.

Uma experiência que mistura tranquilidade e respeito pela história


Movidas pela curiosidade e pelo desejo de conhecer um lugar prestes a completar um século de existência, eu e a Maria João atravessámos um cenário natural incrível, onde a paisagem, a memória e a história caminham lado a lado.

Ali, o silêncio impõe-se naturalmente e convida a observar e a sentir cada detalhe. O desconhecido trouxe alguma hesitação à Maria João, visível nas perguntas que fazia pelo caminho, mas, quando chegámos, a minha companheira acabou por vencer os receios iniciais e atravessar a Ponte em primeiro lugar.

Antes de partimos, o pôr do sol revelou-se entre a vegetação, com o rio a correr aos nossos pés.


As características da Ponte


Atualmente, a Ponte de Arame apresenta um tabuleiro de madeira suspenso sobre o Tâmega, com cerca de 55 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, sustentado por 104 cabos de aço ligados a dois cabos principais que estão ancorados em maciços de betão que reforçam a sensação de leveza sobre o rio. As guardas laterais são compostas por 8 conjuntos de cabos paralelos separados por 40 cm, ajudados por ripado vertical.

A Ponte de Arame é mais do que uma simples travessia, é um símbolo de valorização do território e de promoção turística, mantendo viva a história de quem cruzava estas margens.

Outros locais de interesse perto da Ponte de Arame

Fica a sugestão: atravesse a Ponte de Arame em direção à freguesia de Rebordelo, pertencente ao concelho de Amarante, e descubra o Baloiço do Tâmega e o Parque de Lazer de Penedos. Todas as informações sobre estes dois locais aqui.

_______________________________________________________________________________

Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram


Comentários

Mensagens populares