Por paisagens deslumbrantes do Douro e do Tua

Sou completamente apaixonada pelo Douro e já perdi a conta às vezes que fui a esta surpreendente região, mas em cada visita o arrebatamento é o mesmo. Posso até dizer que é abençoada, pois, saímos e regressámos, com chuva, mas apesar do vento frio, esteve um dia nublado com alguns raios de sol que foram surgindo acentuando ainda mais o encanto duriense. Digamos que fizemos uma “pequena rota dos Miradouros”, dois no Douro e um Tua. 

Primeira paragem: Miradouro de São Leonardo da Galafura
Para mim, um dos locais de visita obrigatória para quem visita o Douro Vinhateiro é o Miradouro de São Leonardo da Galafura, na União de freguesias de Galafura e Covelinhas, no concelho de Peso da Régua. É um local de beleza ímpar e mágico, com uma abrangente vista fenomenal pelo Vale e com o Rio Douro aos seus pés. 
É impossível descrever este cenário de cortar o fôlego, pois nunca vou conseguir fazer jus ao que vão encontrar. Só indo ao local, comprovando o que estou a falar. É de ficar perplexa/o perante tão fascinante paisagem natural. Visite e depois partilhe comigo se concorda com o que disse.
Embrenhe-se nesta paisagem e admire (sem pressas e tranquilamente) a sua perfeição. 
Contemplar o pôr do sol neste local deve ser do mais extraordinário que possa existir. Fiquei com a pulga atrás da orelha. 
A Região do Douro tem muito para oferecer, parta à sua descoberta!

Segunda Paragem: Miradouro do Ujo
Depois de apreciar a vista e, claro da habitual sessão fotográfica, seguimos viagem para mais um Miradouro, desta vez, com vista para o Tua. As vinhas em socalcos pelas encostas (contemplar a paisagem vinícola é algo único, pelo menos para mim) dominaram a maior parte do nosso percurso, ao longo das N322 e N212, até chegarmos ao Miradouro do Ujo, com localização entre as aldeias de São Mamede de Ribatua e Safres, no concelho de Alijó. 

Aqui, a respiração volta a ficar em suspenso perante mais um local de surpreendente paisagem sobre o Vale do Tua. 
Este Miradouro, inaugurado em 2019, e com autoria do Arquiteto Henrique Pinto e do Engenheiro Filipe Calisto, integra o Parque Natural Regional do Vale do Tua. É composto por uma grandiosa estrutura de ferro que oferece uma vista impressionante e envolvente pelo rio e pela albufeira.

Nesta região, o nome dado aos mochos é Ujo, cujo significado é ave de rapina. Desconhecia esta curiosidade, um facto interessante que aprendi. 


Terceira Paragem: Miradouro Casal dos Loivos
Deixámos o Tua e continuamos o nosso trajeto, por estradas e caminhos municipais, de volta ao Douro. O Miradouro Casal dos Loivos estava à nossa espera. É inexplicável a beleza que vão encontrar. 
Para chegar até ao Miradouro é necessário percorrer as ruas estreitas passando pelo meio da povoação de Casal de Loivos. Depois de aqui chegar, vai deparar-se com uma visão soberba sobre o Pinhão, o Vale, as vinhas e o Douro. 
Fotografia de agosto de 2020
Um banco de madeira, mesmo instalado num local estratégico, convida, tal como o rio “corre” sereno, à serenidade, a sentar e apreciar esta paisagem avassaladora. 
O regresso a casa foi feito pela mítica Nacional 222, sempre com o rio Douro como companhia até ao Peso da Régua. 
Confesse, ficou cheia/o de vontade de visitar. 
Aceite a minha sugestão e parta à descoberta destes três Miradouros. Tenho a certeza que se vai perder de amores pelas vistas fabulosas. 
Muitos mais Miradouros estão na minha lista de “Lugares a Conhecer”. A pouco e pouco vamos conhecendo e desfrutando do melhor que têm para oferecer: um olhar panorâmico com vistas arrebatadoras de cada região. 

Comentários

  1. Mais uma vez deste a conhecer o tão maravilhoso que é o nosso país e obrigada de❤️ parabéns pelas lindas fotos e palavras que escreves beijinhos grandes 💯💯💯 magnifico Manuela Cerqueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras e carinho. Beijinhos grandes

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares