À descoberta do surpreendente Parque Biológico de Gaia

Foi por entre sombras refrescantes e vegetação luxuriante que partimos à descoberta do Parque Biológico de Gaia, o primeiro Centro permanente de Educação Ambiental, com cerca de três quilómetros e uma área agro-florestal de trinta e cinco hectares. 

Neste Parque, com localização na freguesia de Avintes e Vilar de Andorinho, na periferia da cidade de Vila Nova de Gaia, os visitantes ficam a conhecer, de forma muito privilegiada, os ecossistemas da região e centenas de espécies de animais e plantas que vivem em estado selvagem, o que o torna diferente e único. 

O Vale do rio Febros, um afluente da margem esquerda do Douro, estende-se ao longo do Parque Biológico. 

Se for como nós, que ainda não conhecíamos, tenho a certeza que quando fizer a visita, vai ficar agradavelmente surpreendida/o.

Explorámos, de forma tranquila, todos os recantos do Parque e “perdemo-nos” pelos caminhos (o percurso está muito bem pavimentado e sinalizado) da floresta. Quando as pernas pediam descanso, sentávamo-nos nos vários bancos de madeira espalhados pelo Parque. Que sensação maravilhosa, usufruir do silêncio da natureza e apreciar as várias espécies. Num desses momentos de pausa deliciamo-nos com um esquilo a trepar a uma árvore e a balançar por entre as várias árvores. “Mamã, eu acho que o esquilo é trapezista, para conseguir balançar por entre as árvores”. 


Avistámos campos cultivados e hortas e até uma das minhas flores preferidas encontrámos, a primeira a ver foi a mini passeante que toda entusiasmada e feliz disse: “mamã, não vais acreditar, estão aqui muitos girassóis, como tu gostas”. Que encanto, um grande pedaço de amarelo pintava aquela zona. 

Vimos cavalos, porcos, bisontes, javalis, esquilos, gansos, galinhas, cabras, gamos, entre muitos outros. 

Foram umas horas muito bem passadas, a conhecer, a aprender e a relaxar, sempre em contacto com a natureza. 

Parque Biológico de Gaia: um local que deve fazer parte do roteiro de todas as famílias. 

Divirtam-se!


Informações Úteis:

Valências do Parque: Hospedaria, Parque de Autocaravanas, Parque de Merendas, Biblioteca, Auditório, Sala de Formação, Restaurante e Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia

Coordenadas GPS:

41º 05' 48.50"N

 8º 33' 21.34"W

Preços: as crianças até aos 6 anos têm entrada gratuita, os Jovens dos 7 aos 17 anos pagam 1€ e um adulto dos 18 aos 64 anos paga 3€. 

Informações sobre todo o Preçário aqui

Estacionamento: sim, existe estacionamento gratuito para carros e autocarros. Existem também um Parque para Autocaravanas. 

Horário de Funcionamento: aberto todos os dias, inclusive feriados. O percurso de descoberta da natureza do Parque Biológico abre às 10h00 e a bilheteira encerra uma hora antes da hora indicada para fecho do Parque.

Horário de Verão – de abril a outubro - durante a semana: 10h00/18h00 (entradas até às 17h30); aos fins de semana: 10h00/19h00 (entradas até às 18h30)

Horário de inverno – de novembro a março: 10h00/17h00 (entradas até às 16h30)

Alojamento: “a cereja no topo do bolo” é que pode ficar alojado no Parque através da Hospedaria, mas segundo informação no Site, devido à pandemia, a mesmo encontra-se encerrada. O melhor é contactar para obter esclarecimentos. 

Para mais informações consulte o site

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares