Douro, onde apetece voltar vezes sem conta!

A região do Douro, mais propriamente as suas paisagens, é uma sucessão infinita de rara beleza e um paraíso natural. As suas encostas rasgadas em socalcos e com patamares majestosos, surpreendem pela grandeza e convidam-nos a apreciar, a desfrutar e a deliciar-nos a cada viagem.

O concelho de São João da Pesqueira apresenta a maior área classificada como Património Mundial pela UNESCO (aproximadamente 20% da área total), é o maior produtor nacional de Vinho do Porto, é a vila mais antiga de Portugal e devido à sua localização, a uma altitude relativamente elevada, proporciona uma visão muito ampliada no horizonte, com a existência de catorze harmoniosos miradouros.

Ao conhecer cada um deles, está desvendado o segredo pelo qual a região foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Pronta/o para uma experiência arrebatadora, por um maravilhoso Miradouro no “Coração do Douro”? Venha descobrir e contemplar uma extraordinária panorâmica. 

Miradouro São Salvador do Mundo

Está preparada/o para ser brindado com uma das vistas panorâmicas mais esmagadoras de todo o Alto Douro Vinhateiro? Então, rume até ao famoso Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira. 

Neste local magnífico de invulgar beleza e com uma vista deslumbrante e única sobre o Vale do rio Douro, é possível ter uma perspetiva panorâmica, onde se destacam, a Barragem da Valeira e o histórico Cachão da Valeira (conhecido por ter sido o local da morte do Barão de Forrester) e as encostas escarpadas e agrestes que contrastam no horizonte com os vinhedos, as oliveiras e os pomares. Daqui é também possível vislumbrar alguns povoados e outros Miradouros.

É considerado o maior Santuário do Alto Douro Vinhateiro e integra o Circuito Turístico dos Miradouros do Património Mundial de São João da Pesqueira. É composto por dez ermidas, a maior parte do século XVI, que estão dispostas entre a base e o cume do monte, que compõem os Passos da Paixão de Cristo, ou seja, representam a via-sacra. Neste local, no dia de Corpo de Deus, tem lugar uma romaria.

Reza a lenda que o Miradouro é procurado por raparigas que querem casar. Ao darem um nó nas muitas giestas que por ali existem, vão encontrar espontaneamente um bom marido.

Deambulámos pelo Miradouro e por toda a sua envolvência, tirámos muitas fotografias (é o local ideal para fotografar, por isso, não se esqueça da máquina fotográfica ou do telemóvel) e até tivemos direito a um “prémio”: assistir à passagem do comboio, bem lá no fundo. A Maria João ficou muito feliz e eu também, pois foi um momento muito bonito. Vimos também vários barcos nas suas viagens pelas águas do Douro e até posso adivinhar a felicidade que estavam a sentir os turistas ao contemplarem tamanha beleza. 

Já sabe, o Miradouro de São Salvador do Mundo é um ponto de visita obrigatória. 

Com uma beleza ímpar, este é, para mim, um dos mais belos Miradouros do Douro! 

Localização:

EN222-3 – Monte do Ermo

São João da Pesqueira

Coordenadas GPS: 41º09’05.89’’N 7º22’01.23’’W


Se tiver interesse, veja o seguinte artigo, onde apresento três sugestões de Miradouros: dois no Douro - São Leonardo de Galafura e Casal dos Loivos, um no Tua - Miradouro do Ujo. 

Bons passeios!


Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

  1. Sítios lindos e maravilhosos que nos dás a conhecer beijinhos grandes 😍💯💞. Manuela Cerqueira....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares