Baloiçar de forma mágica num local singular

Qual é o adulto que não gosta de “baloiçar” e que não guarda (boas) memórias desta brincadeira de infância? Duvido que exista um, sequer. Eu, ainda hoje, passo bons momentos a baloiçar no meu baloiço de quando era criança e que está instalado no jardim de casa dos meus pais, para a minha filha usufruir.

Sou sempre invadida por uma nostalgia (saudável) e a sensação de liberdade é a mesma que sentia há muitos anos quando tinha as/os minhas/meus primas/os como companheiras/os deste divertimento e a nossa única preocupação era ver quem chegava mais alto. Bons tempos esses.

Agora, a companhia é outra e muito especial. Adoro quando a Maria João me pergunta: "mamã, queres andar comigo no baloiço". E, assim, se cria (mais) um excelente momento de cumplicidade entre as duas e eu fico toda babada quando percebo que já não é preciso "empurrar". A menina pequenina deu lugar a uma menina crescida que já consegue baloiçar sozinha, "para a frente e para trás, yuppi".

Rebordelo

A moda dos baloiços veio para ficar e chegou (finalmente) a Amarante, mais propriamente à freguesia de Rebordelo. Esta aldeia, uma das mais extensas do município, está localizada no extremo Nordeste do concelho e é uma privilegiada, no sentido em que é banhada por dois rios: o Tâmega e o Olo.

A povoação está rodeada por uma valiosa mancha florestal e possui características essencialmente de cariz rural. Aqui, encontra-se a paz, a beleza natural, o silêncio das montanhas (tão retemperador) e uma paisagem de perder de vista graças à visão panorâmica, de um lado para o Minho e Douro Litoral e, do outro, para Trás-os-Montes.

Venha daí descobrir connosco um baloiço que, tenho a certeza, que vai entrar na lista dos mais bonitos de Portugal e que muito vai dar que falar pelas vistas que proporciona. E já que está pelo caminho, descubra também o Parque de Lazer de Penedos.

Baloiço do Tâmega

Tem uma localização estratégica, o que permite umas vistas desafogadas e até de cortar a respiração. Na verdade, também este é um dos requisitos a juntar a outros: permite recuar no tempo, até à infância, quando eram gastas algumas horas a baloiçar; transmite uma grande sensação de liberdade e, claro, proporciona a obtenção de fotografias mais "instagramáveis". Acredite!

O Baloiço do Tâmega está instalado no lugar de Penedos, onde a rua o separa do Parque de Lazer com o mesmo nome. Uma vista panorâmica e soberba para o rio Tâmega, a Serra da Meia Via, a aldeia de Rebordelo e, de um modo geral a região, são atributos desta nova atração turística.

Com a instalação do Baloiço, a Comunidade Local dos Baldios de Rebordelo veio dar uma nova vida a este local tranquilo, tornando-o num ponto turístico muito apetecível.

Depois do momento de relaxamento e contemplação, de aproveitar a brisa ou o sol que bate no rosto, desça até ao Parque de Lazer de Penedos. 


Não perca tempo para descobrir o Baloiço do Tâmega e desfrutar da felicidade que sentia ao baloiçar quando era criança.


Sugestão: Antes de partir, desça ao rio e aprecie a Ponte de Arame, em tempos muito usada pelos rebordelenses para irem apanhar o comboio à estação de Lourido, na Linha do Tâmega, hoje transformada em Ecopista.

Coordenadas GPS: https://goo.gl/maps/JWJ1936xRuPtKikW8

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares