Baloiço São Gens: o Douro aos nossos pés

Nos últimos tempos, os Baloiços transformaram-se numa das maiores atrações e cada região tem ou começa a ter o seu. Construídos para embelezar ainda mais cada território e instalados, normalmente, em pontos elevados, permitem ter umas vistas panorâmicas e únicas! Andar de baloiço é contemplar toda a beleza e “regressarmos” à nossa infância.

Embalados pelos baloiços pequenos recantos e algumas regiões passaram a entrar nos roteiros turísticos e a serem descobertos. Por isso, um bem-haja a quem criou esta “moda” dos baloiços.

Foi numa caminhada, com um significado muito especial, até Castelo de Paiva, que me apercebi de uma placa a indicar “Baloiço de São Gens” e, claro, fiquei logo com a “pulga atrás da orelha”. 

Apresento-vos o Baloiço que está instalado num monte com o mesmo nome, com uma altitude de 328 metros, sendo um dos pontos mais altos do concelho de Castelo de Paiva. 

Miradouro natural com uma vista incrível sobre o Douro

Este baloiço, localizado na freguesia de Santa Maria de Sardoura e pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, é um excelente miradouro natural e dá a quem o visita a oportunidade de apreciar uma vista panorâmica sobre o vale do rio Douro. 

A estrada, em boas condições, é acentuada e sinuosa, no entanto, o percurso é rápido e é possível ser feito de carro.

Chegámos ao cimo e deparámo-nos com o baloiço do nosso lado esquerdo. Num coração de madeira está gravada a identificação “São Gens. Castelo de Paiva”.

A Maria João, felicíssima, correu até ao Baloiço e, desta vez, teve a companhia da sua fiel companheira, a cadela Skye. Não sei quem corria mais. 

No início a Skye ao ver a sua “dona” a baloiçar ficou muito admirada, mas depois resolveu explorar o novo ambiente e como é muito sociável estava sempre a ir ter com as pessoas, parecia a dona do baloiço a receber os visitantes. 

A Maria João não resistiu e colocou a cadela no baloiço: “Skye isto é muito divertido tens que experimentar”, e a cadela fez a vontade, apesar de não estar muito convencida. 

Sente-se, contemple e ao baloiçar é muito provável que seja invadida/o por um misto de emoções e que volte atrás no tempo, até às maravilhas da infância.

Na paisagem destacam-se o vale da ribeira de Sardoura (próxima do Monte), a Serra da Boneca, as casinhas “pequeninas lá ao fundo” como disse a Maria João e o magnífico Rio do Douro. 

O Monte de São Gens está (muito bem) dotado de uma área de lazer com mesas e bancos, um bar de apoio e zona de estacionamento. 

E a vista a partir do Baloiço e do Monte? Excelente. 

Acredite em nós, tem mesmo que ir conhecer. 

Para conhecer outros Baloiços igualmente maravilhosos não deixe de ler os seguintes artigos:






Já nos acompanha nas redes sociais? Temos todo o gosto que nos siga, por isso, aceda ao Facebook e ao Instagram

Comentários

Mensagens populares