Os extraordinários Passadiços do Rio Uíma

 

No concelho de Santa Maria da Feira, encontrámos uma pequena grande surpresa: os maravilhosos Passadiços do Rio Uíma, também conhecidos por Passadiços de Fiães, que são parte integrante do Parque das Ribeiras do Rio Uíma, nas freguesias de Fiães e Lobão.

São de curta extensão, apenas quatro quilómetros, ida e volta, e o percurso, de uma beleza inigualável, é marcado por (excelentes) sombras (bastante refrescantes), graças às frondosas árvores por onde corre o rio Uíma, um afluente da margem esquerda do rio Douro, cuja bacia hidrográfica ocupa uma área de cerca de 72 km2.

Deixámo-nos guiar pelos Passadiços e desfrutámos/absorvemos ao máximo tudo o que tínhamos o privilégio de estar a vivenciar: as pequenas cascatas, as ribeiras, “descansámos” nos bancos que estão instalados ao longo do percurso e aproveitámos para fazer o nosso snack da manhã.

A Maria João encantou-se com a torre de observação (instalada para estudar a fauna local) e, claro, não resistiu a subir. Mais um momento único.

Quanto ao estacionamento, isso não deve ser preocupação, pois existem dois parques, um em cada extremo do Passadiço do Parque das Ribeiras do Rio Uíma.

Estes Passadiços são encantadores e são ideais para um (pequeno) passeio em família. Saiba que pode levar o carrinho de bebé e quem tem mobilidade reduzida também pode fazer o percurso, relaxar do alvoroço do dia-a-dia e do stress acumulado muitas vezes no trabalho e desfrutar da natureza ao mesmo tempo que pratica exercício físico.

Faça como nós: parta rumo aos Passadiços do Rio Uíma e perca-se pelos seus encantos. Temos a certeza que o vão cativar e vai querer voltar. 

Informação Útil

Distância: 4 quilómetros (ida e volta)

Tipo de Trilho: Linear

Dificuldade Técnica: Fácil

Melhor altura para fazer o percurso: Todo o ano

Aqui encontra as coordenadas GPS

Gosta de caminhar? Não perca os seguintes artigos: 

Trilho "O Marão tem Sangue Azul": em plena conexão com a natureza 

A caminhar pela antiga Linha de Midões e os Moinhos de Jancido 

Fomos à descoberta das Lagoas de Midões!

Gerês: a pérola das cascatas e da natureza

- Pelos encantos do Rio Ovelha

Comentários

Mensagens populares