Pelos encantos do Rio Ovelha


PR7 Aldeias e Margens do Rio Ovelha é um percurso de Pequena Rota lindíssimo, rico em Património histórico, natural e paisagístico e em quedas de água. Partimos à sua descoberta e ficamos encantadas. 

Optámos por iniciar o trilho na Freguesia de Salvador do Monte, concelho de Amarante (também pode ser iniciado e finalizado na sede da Junta de Freguesia de Várzea da Ovelha, Aliviada e Folhada, no concelho do Marco de Canaveses) e ficamos logo deslumbradas com tamanha beleza, mal sabíamos as paisagens que ainda íamos descobrir. É de cortar a respiração.

Só apetecia fazer paragens e fotografar e foi isso que fizemos, não estávamos em nenhuma competição, o nosso “objetivo” era apenas relaxar. Assim, deixámo-nos levar e envolver pela natureza e os seus cheiros, pelos sons do rio e dos pássaros. Que sensação única e retemperadora.


O percurso é circular, com cerca de 14 quilómetros, com um grau de dificuldade moderado (apresenta alguma subidas) e está bem sinalizado. 

Fomos conhecer a Ponte do Arco, que une as margens do Rio Ovelha e integra a Rota do Românico. É de uma beleza única. Aqui, fizemos o nosso primeiro abastecimento, a barriga já estava a dar horas.

Levamos mochilas com mantimentos e bebidas e fizemos um piquenique a meio do percurso, junto ao Rio e a um Moinho, na Freguesia de Várzea da Ovelha, Aliviada e Folhada, com som de fundo das quedas de água. Mais um local magnífico, com água límpida e umas cascatas com uma força incrível, um cenário realmente paradisíaco. Saímos deste local com o estado de espírito renovado.

Local onde fizemos o piquenique
Com as energias repostas continuámos o trilho por entre bosques, rio, quedas de água e Aldeias. Mais algumas paragens foram feitas para usufruir da beleza que este Trilho oferece.

Não foi só a memória do telemóvel que veio cheia, a nossa também, aliás, veio a transbordar. 

Esta caminhada foi um bálsamo para o corpo e para a alma.

Faça como nós, aproveite o ar puro e desfrute da natureza!

Espreite os seguintes artigos com sugestões de percursos: 

- A pé pela Linha do Tâmega

- Gerês: a pérola das cascatas e da natureza

- Fomos à descoberta das Lagoas de Midões

- A caminhar pela antiga Linha de Midões e os Moinhos de Jancido

- Trilho "O Marão tem Sangue Azul": em plena conexão com a natureza

- Os extraordinários Passadiços do Rio Uíma

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares